Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de janeiro de 2012

HOJE, TERÇA-FEIRA, 31 DE JAN, TEM NOVIDADES SOBRE OS RIOS, PRAIAS E SANEAMENTO NO BRASIL....DIVULGUE!




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

SOS RIO XINGU - COMEÇOU A SER BARRADO E INDÍGENAS CONTESTAM QUALIDADE DAS SUAS ÁGUAS

As águas barrentas do Xingu estariam impedindo a pesca e uso para consumo - Fotos: João Zinclar

Belo Monte: coleta de amostras das águas do Xingu será acompanhada por indígenas

Publicado em janeiro 30, 2012 por 
Polêmica em torno dos resultados obtidos pela construtora da hidrelétrica, a Norte Energia, marcou reunião em Altamira (PA)
Lideranças indígenas vão acompanhar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na coleta de amostras da água do rio Xingu, no Pará, que começou a ser barrado para a construção da hidrelétrica de Belo Monte. A coleta será realizada nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro.
A decisão de que lideranças dos índios vão acompanhar os trabalhos foi tomada nesta quarta-feira, 25 de janeiro, em reunião promovida pelo Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA), em Altamira.
Durante o evento, que contou com a participação de 200 representantes de povos indígenas da região, diversas lideranças das aldeias contestaram os resultados do levantamento feito pela Norte Energia (Nesa), a empresa construtora da hidrelétrica.
Segundo a Nesa, que diz ter coletado amostras no último dia 21, a qualidade da água não foi afetada. De acordo com os indígenas, no entanto, a água está extremamente barrenta, prejudicando o consumo e a pesca.
A vistoria determinada pelo MPF/PA e programada para a próxima semana também terá participação de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Nesa.
Independentemente dos resultados da coleta, a pedido dos indígenas a empresa comprometeu-se a iniciar estudos em campo já nesta quinta-feira, 26 de janeiro, para identificar pontos para perfuração de poços artesianos nas aldeias.
A perfuração de poços seria uma forma de garantir o abastecimento de água potável caso a qualidade da água venha a piorar, observaram as lideranças das aldeias, que criticaram duramente representantes da Funai, Nesa e da Casa Civil da Presidência da República, todos presentes na reunião, pela não realização dessas obras antes do início do barramento do rio.
A falta de atendimento a iniciativas obrigatórias (as chamadas condicionantes) é motivo de uma das 14 ações que o MPF/PA move na Justiça contra ilegalidades na implementação da hidrelétrica, explicou o procurador da República Cláudio Terre do Amaral, complementando com a informação de que a instituição solicitou ao Conselho Nacional de Justiça colocar como prioritário o julgamento de casos de empreendimentos como Belo Monte, que envolvem grandes impactos socioambientais. “Se for comprovado que a qualidade da água está comprometida e nenhuma solução for tomada, o MPF não descarta entrar com mais uma ação judicial”, avisou Amaral.
Plano Básico Ambiental – A preocupação dos indígenas com a qualidade da água era tanta que a discussão do assunto tomou quase tanto tempo quanto o tema que motivou a reunião, a apresentação, pela Funai, do Plano Básico Ambiental (PBA) indígena, documento que detalha quais serão as iniciativas a serem implementadas para reduzir os impactos sociais, ambientais e culturais sofridos pelos índios com a construção de Belo Monte.
A Funai apresentou dados gerais sobre o plano e combinou com as lideranças que até o final de março todas as aldeias serão visitadas para apresentação do PBA a todas as famílias. O MPF/PA vai fazer uma análise do PBA para verificar se as medidas propostas são suficientes e para acompanhar a realização das atividades, inclusive acompanhando a Funai nas visitas às aldeias, se possível.
A avaliação do PBA vai ser feita pelo analista pericial em antropologia que já atua no caso Belo Monte pelo MPF/PA e por mais um antropólogo da instituição a ser indicado pela Procuradoria da República em Altamira.
Além da falta de garantia da qualidade da água, outras duas condicionantes não atendidas antes da licença de instalação (redefinição de limites da Terra Indígena Paquiçamba e eleição de áreas para a comunidade indígena Juruna do km 17) também foram discutidos.
A Funai comprometeu-se a apresentar o resultado desses trabalhos dentro de 35 dias. O presidente da autarquia, Márcio Meira, colocou a instituição à disposição dos indígenas que quiserem ir a Brasília acompanhar a finalização dos estudos.
Fonte: Ministério Público Federal no Pará
EcoDebate, 30/01/2012



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

VERGONHA NO LITORAL PAULISTA: 31 MIL CASAS NÃO USAM A REDE COLETORA E JOGAM ESGOTOS NO MAR

Esgoto de 31 mil casas do litoral vão parar no mar 
Nas praias da região norte, 30% dos imóveis não têm rede coletora da Sabesp Folha percorreu cinco rios de Ilhabela e São Sebastião, todos tinham cheiro de esgoto ou canos jogando dejetos

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO
TALITA BEDINELLI
DANIEL MARENCO
ENVIADO ESPECIAL A ILHA BELA (SP)


Folha de S.Paulo
Após um passeio de lancha e uma caminhada pela areia, a empresária Mariana Atti, 27 anos, lava os pés em um rio que deságua entre as praias de Barra Velha e Perequê, no municípios de Ilhabela (198 km de SP), no litoral norte de SP.

A poucos metros dali, uma casa despejara esgoto sem tratamento no rio.
"Vou chegar em casa, lavar o pé e desinfetar com álcool", afirma a empresária.
A cena é comum no litoral de São Paulo. Até mesmo em municípios mais nobres, córregos e rios servem de "depósito" de esgoto e os dejetos acabam no mar.

No litoral norte, três em cada dez imóveis, ou 30% deles, não têm rede coletora da Sabesp.
Mas o problema também é gerado por casas que têm o esgoto disponível, mas que não  quiseram se conectar à rede.
Dados obtidos pela reportagem mostram que em Ilhabela quase metade das residências que tem rede coletora da Sabesp não está conectada à ela.

Sem rede
Em todo o litoral paulista, são mais de 31 mil moradias (muitas delas de alto padrão) que estão nessa situação.

É responsabilidade do morador fazer a ligação entre sua casa e a rede.
O procedimento tem custo que depende do tipo de serviço, segundo José de Oliveira Paulo, 53 anos, gerente da Sabesp em Ilhabela. Segundo ele, o valor da obra varia de R$ 100 a R$ 4.000.

Depois da ligação, a moradia também passa a pagar pelo tratamento de esgoto.
A não execução do serviço pode gerar multas.
Estimativas da companhia mostram que a clandestinidade no litoral faz que 17,7 milhões de litros diários de esgoto (o que encheria o equivalente ao tanque de 354 mil carros populares) deixem de seguir para o tratamento adequado.

Neste verão, a reportagem percorreu parte de cinco rios e córregos de Ilhabela e São Sebastião (191 km de SP) a partir do mar, onde eles deságuam.
Em todos os locais visitados, havia canos despejando dejetos ou cheiro forte de esgoto.

Fonte: Folha de São Paulo


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

AS BELAS PRAIAS DO BRASIL, PARA QUEM AINDA ESTÁ EM FÉRIAS


BELAS PRAIAS BRASILEIRAS EM DESTAQUE

Está chegando o melhor período para curtir o litoral brasileiro, de outubro a janeiro (em fevereiro temos o carnaval, mas é altíssima temporada). Se tiverem oportunidade, além de todos os lugares indicados por amigos, o site brazilbeachs oferece dicas excelentes das praias mais fabulosas deste imenso litoral.

TOP BRAZIL BEACHS:


1. Fernando de Noronha
Fernando de Noronha é um arquipélago vulcânico isolado no Atlântico Equatorial Sul, sendo sua ilha principal a parte visível de uma cadeia de montanhas submersas (DORSAL MEDIANA DO ATLÂNTICO), situada nas coordenadas geográficas 03 51' sul e 32 25' oeste e distando aproximadamente 345 km do cabo de São Roque no estado do Rio Grande do Norte e 545 km de Recife, em Pernambuco.

Constituído por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de natureza vulcânica, tem a ilha principal uma área de 18,4 km2 cujo maior eixo com cerca de 10 km, largura máxima de 3,5 km e perímetro de 60 km. A base dessa enorme formação vulcânica está a mais de 4.000 metros de profundidade.

A ilha principal, cujo nome é o mesmo do arquipélago, constitui 91% da área total, destacando-se ainda as ilhas Rata, Sela Gineta, Cabeluda, São José e as ilhotas do Leão e da Viúva. Estudos realizados demonstram que a formação do arquipélago data de dois a doze milhões de anos.



2. Copacabana
A praia de Copacabana localiza-se no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Considerada a praia mais famosa do mundo, e carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, em função da canção, a sua história é um misto de tradição, glamour e glória.
Limitada pela avenida Atlântica, as suas areias são sede de grandiosos eventos como campeonatos mundiais de futebol de areia , campeonatos mundiais de vôlei, palco de shows que reuniram até 1 milhão de pessoas (como o dos Rolling Stones) e do maior réveillon do planeta com mais de 3 milhões de pessoas.
O desenho em curvas de seu calçadão (padrão Mar largo) é conhecido no mundo todo e foi inspirado no calçadão de Lisboa e usado por Burle Max na praia.


3. Pipa
Pipa está localizada a 85 km de Natal, no município de Tibau do Sul, nome indígena que significa “entre duas águas” (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico). A praia começou a ficar famosa nos anos 80 com a prática do surfe. Mas Pipa oferece muitas atividades como caminhadas na areia, trilhas, passeio de bugue, caiaque, cavalo e tudo o que se pode fazer no cenário de Mata Atlântica. Pipa também é moradia de golfinhos e tartarugas que podem ser observados através de mergulhos.

4. Ipanema
A praia de Ipanema localiza-se no bairro de Ipanema, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Uma das praias mais conhecidas da cidade, perde em popularidade apenas para a praia de Copacabana, onde é realizado todos os anos o reveillon da cidade.
A praia de Ipanema inspirou o compositor Vinícius de Moraes quando lançou a canção Garota de Ipanema, da qual Tom Jobim foi responsável pela melodia.A praia é um ponto de reunião do público jovem, principalmente próximo ao posto 9, freqüentado por muitos artistas.
Celebridades costumam frequentar a praia que é talvez a mais social da classe média carioca. Entretanto prepare-se pois todas as tribos habitam esta faixa de mar; a diversidade é a melhor parte. De Luana Piovanni e Paula Burlamaqui aos locais Weibert, Rezina, Morgado, Bock e Bruno. Desde a divisa com o Leblon até o Arpoador cada rua abriga seus locais, turistas e demais frequentadores.


5. Jericoacoara
Jericoacoara - Ceará - Justamente por ter um acesso complicado, tendo que enfrentar balsa e travessia de dunas, Jericoacoara é considerada um lugar limpo e tranqüilo, onde sua beleza está no conjunto das pequenas coisas, as quais a torna um lugar misterioso e cheio de encantos.
A área possui duas lagoas, a Azul e a do Paraíso, com águas calmas, cristalinas, esverdeadas e ótimas para banho.
O parque possui vilas com ruelas de areia e sem iluminação pública, dando característica de rusticidade e simplicidade, além da enorme duna do pôr-do-sol, que em julho e uma parte do mês de agosto, permite a visualização do sol descendo pelo centro da Pedra Furada, que é considerada o cartão postal do local.


6. Porto de Galinhas
Porto de Galinhas é uma conhecida praia do nordeste brasileiro, localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, e a madeira de Pau Brasil era o principal produto comercializado.

No auge da escravidão no Brasil, este porto era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro, muitas vezes os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase "tem galinha nova no porto!". Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto das "Galinhas".
Toda a região é muito freqüentada por turistas, que admiram a beleza natural da região. Porto de Galinhas também é freqüentada por surfistas, de diversas nacionalidades.


7. Canoa Quebrada
A Praia de Canoa Quebrada é uma das mais famosas do Ceará. Fica no município de Aracati, a mais ou menos 166km de Fortaleza. O acesso é pela CE-004, e a praia fica a 18 km da sede do município.

Indo pela CE-004, ao chegar à placa indicativa entre à esquerda e quatro quilômetros à frente, após o Porto Canoa Resort, estará a entrada de Canoa. Se em vez de entrar à Canoa você continuar pela CE-004 um pouco mais à frente encontrará um bifurque: à esquerda fica a praia de Majorlândia e à direita a praia de Quixaba.

Canoa era, até trinta anos atrás, uma tranqüila e esquecida aldeia de pescadores. No fim dos anos sessenta foi tomada de assalto pelos hippies, que fizeram de Canoa um dos seus locais preferidos. Com o fim do movimento, Canoa começou a atrair um turismo bastante variado, sendo que muitos estrangeiros, principalmente argentinos e europeus, encantaram-se com a beleza do lugar e alí ficaram, dedicando-se aos serviços turísticos.




8. Morro do Sao Paulo
Quando falamos que o Brasil é o país da diversidade, Morro de Sao Paulo é uma das melhores maneiras de exemplificar essa característica. Essa ilha do Atlântico não atrai só por ter praias bonitas e piscinas naturais com água transparentes.

Morro é a ilha dos opostos, sejam eles o festeiro que mal vê a luz do dia ou o aventureiro que procura uma praia deserta cheia de coqueiros. Todos podem se maravilhar com Morro de São Paulo, não importa se vêm de mochila nas costas ou com um pacote cinco estrelas de um resort de luxo. Morro é a cara do Brasil, mesmo que o brasileiro seja apenas um dos visitantes.

A ilha já caiu no gosto do mundo, e hoje, caminhando pelas ruelas estreiras - e sem carros - pode-se ouvir os mais diferentes sotaques de espanhol, inglês, hebraico, alemão, finlandês, japonês, português, baianês, não importa. Todo mundo tem seu espaço.

9. Praia do Rosa
A Praia do Rosa é o lugar perfeito para aqueles que buscam descanso em meio a natureza e que querem fugir das praias super povoadas. Em muito, ainda lembra, a antiga vila de pescadores que era antes de ser descoberta por surfistas na década de 70. O carro de boi ainda é um veículo de transporte utilizado e nos meses de Maio a Junho período em que a pesca artesanal da tainha movimenta a comunidade nativa.


10. Pitinga

Pitinga é definida como uma das mais belas e exóticas praias do litoral Brasileiro e é a mais procurada da orla do Sul. Além dessas belezas, a praia tem ainda como atração os paredões de calcário, coqueiros cortados pelas falésias altíssimas e as cabanas de praia. Fica em Arraial D' Ajuda em Porto Seguro, na Bahia.

Nome de origem indígena que significa Pigmento Branco. Na Língua nativa, Pitinga significa Vermelho, assim como as cores das falésias, que beiram o mar e os recifes formando piscinas naturais de água morna.
Em tupi-guarani Pitinga significa pequeno crustácio ou alguma coisa suave, leve e branca. Essa segunda opção revela talvez o que mais se aproxima para definir a praia de Pitinga.
Assim é Pitinga, banhada com água morna e transparente, cheia de encantos, com ondas fortes que quebram nos recifes próximo a orla, mar esverdeado, falésias por todos os lados e areia fofa.Na maré baixa, formam piscinas naturais, que acabam sendo melhores para o banho e o principal atrativo do local.
É possível chegar a praia caminhando pela praia de Mucugê através de uma estrada de terra onde podemos estacionar nossos carros em alguns dos estacionamentos mais próximos da entrada de Pitinga e aproveitar assim para uma deliciosa caminhada junto a bela paisagem.

Ondas fortes, mar esverdeado, areia fofa e falésias por todos os lados. Assim é Pitinga, uma enseada cheia de encantos. Na maré baixa, piscinas naturais são o principal atrativo do local. Com infra-estrutura de barracas de serviços, comida e bebida, a praia é muito freqüentada por nativos e procurada por kitesurfistas entre agosto e novembro. Na parte sul de Pitinga ocorre, às vezes, a prática de nudismo. Neste trecho de Pitinga, há pontos de mergulho chamados de Chapeirões de Corais devido à diversidade de corais. (Fontes diversas da Internet)

ENVIE FOTOS E INFORMAÇÕES DAS BELAS PRAIAS DO SEU ESTADO, PARA SERVIR DE ORIENTAÇÃO E PARA MAIORES INFORMAÇÕES PARA OS INTERNAUTAS, QUE AINDA TÊM ALGUNS DIAS DE  FÉRIAS, EM FEVEREIRO!

 SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

PROGRAMA ADOTE UMA NASCENTE E IBRAM AJUDAM PRODUTORES A RECUPERAR 400 NASCENTES NO DF

Programa Adote uma Nascente - PAN  (DF)

Projeto quer recuperar 400 nascentes no Distrito Federal

Globo Rural

Globo Rural



Domingo, 29/01/2012
Os agricultores que participam do projeto já começam a ver os primeiros resultados. Produtores contam com o apoio do governo e são coordenados pelo Ibram e pelo Adote uma Nascente.



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE VER:

GLOBO RURAL - GLOBO VÍDEOS - GLOBO.COM


EM OUTUBRO DE 2008 O BLOG SOSRIOSBR JÁ FALA DAS NASCENTES DEGRADADAS DE BRASÍLIA:



DISTRITO FEDERAL: NASCENTES DEGRADADAS (II)




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!